31.5.10

Zwkrshjistão: um celeiro de talentos

capítulo nono – esportes

Embora desde o grande Brzètktrjl Pdrtjkïe, bronze olímpico na luta greco-romana em 1964, não haja no país atletas notórios internacionalmente, os zwkrshjistaneses são esportistas entusiastas. Especialmente quando se trata da paixão nacional: o futebol zwkrshjistanês.
     É dito que o esporte nasceu em 1870 –ou talvez em 1932, ou em 1918, T'töpshjiew Weijhspöt't, um simpático senhor de memória prodigiosa, chamado o museu do futebol zwkrshjistanês, não se lembra muito bem–, quando W'szjïosk Kltr, posteriormente capitão dos imbatíveis Bárbaros de Z'zträkosk, bateu a cabeça numa partida especialmente disputada de canastra e passou a ter delírios de que era Átila, o huno.
     As partidas são jogadas num campo triangular, onde três bolas e uma senhorita são postas em disputa. Enquanto tentam aniquilar-se mutuamente, cada time defende duas das três traves. Na lógica ocidental, haveria aí um problema aritmético, mas os zwkrshjistaneses resolvem a questão com muito bom humor e ameaças de morte —frequentemente cumpridas— à mãe do juiz. Já que não há mais nenhum regulamento documentado —o único original do manuscrito de Kltr foi inutilizado devido a um desarranjo intestinal minutos antes da final do memorável campeonato regional de 1957—, as regras são bastante flexíveis. Discuti-las calorosamente leva em torno de 140 dos 158 minutos que dura uma partida, além de causar algumas baixas entre os competidores.
     Mais democrático, o dominó é amplamente praticado pela população. Recomenda-se ao turista sentar num dos bancos das belas praças concretadas da capital –vale frisar que é prudente levar guarda-chuva nas tardes de chuva ácida– e apostar algumas partida com os simpáticos velhinhos amantes do esporte. Caso perca, é possível, com algum poder de barganha, trocar um filho adolescente de boa saúde por cada cinquenta rúpias zwkrshjistanesas em dívidas. Já no caso de uma feliz vitória, fique tranquilo: não é sempre que eles se lembram de levar a cabo as ameaças de queimar seu quarto no hotel e assassinar três gerações de sua família.

Um comentário: