10.2.07

Bolivia y Brasil

Embora o Brasil pouco ligue para a Bolívia, fique irritado com os caras do Vientosur tocando nas praças de Curitiba, e tenha preconceito com o povo daqui —inclusive com o presidente deles, por índio— não é esse sentimento que eu ando observando no outro lado da moeda.
     Deve haver, claro, excessões, mas a verdade é que o povo boliviano admira o Brasil. Por sermos um país rico —e, olha, depois do que eu vi aqui, eu digo que somos riquíssimos—, por sermos los reys del fútbol, por termos grandes indústrias, por termos grandes e belas cidades, por termos água à vontade, por termos praias, por termos mulheres bonitas e por aí vai. A moça do hostal onde estou contou-me que seu sonho é conhecer as praias do Brasil, e que está juntando dinheiro para isso.
     O presidente Lula é muito popular por aqui. No hostal me perguntaram se eu já o vi alguma vez. Admiram-no porque ele é o primeiro presidente que está mantendo maiores relações com a Bolívia. Acreditam que ele cedeu, sem relutar, a usina de gás em prol da soberania do povo boliviano —bom, aí cada um acredita no que quiser. São muitíssimo patriotas, nunca vi sentimento nacional tão forte. As pixações nas ruas aqui —muito poucas, aliás— são quase todas frases meio políticas, do tipo "viva Bolivia" ou "la unión es la fuerza", termo que está cunhado nas moedas. Os brasileiros bem podiam aprender isso.
     Ouve-se muita música brasileira por aqui. Já topei com radinhos tocando desde Calypso —pensei que ia me livrar disso— a Pato Fu —o que foi uma ótima surpresa. E Roberto Carlos também é rei por aqui. Os bolivianos são loucos pelo Robertão.
     Indústrias nao deve haver muitas aqui. Os carros são quase todos japoneses —Toyota, Honda, Mitsubishi, Suzuki— e muitos dos produtos industrializados vêm do Brasil. Chocolates, bolachas, produtos de higiene, até uma garrafinha de água que eu comprei. Tudo hecho en Brasil. Não sei se foi para puxar saco, mas a moça da farmácia me disse que são los mejores productos.
     Engraçado é pensar que, enquanto os brasileiros viviam na idade da pedra, aqui já existiam civilizações avançaadas. Os tiwanakus, em 500 a.C já tinham um calendário anual solar com 365,24 dias —o que dá em ano bissexto. As tecnologias incas permitiam, 1000 anos atrás, extrair centenas de toneladas de alimento por hectare no solo árido, cerca de 30 vezes mais do que se consegue colher hoje. E o que tínhamos no Brasil? Nem escrita, nem cidades, nem plantações, nem nada. O povo boliviano já se organizava em revoluções populares já no século XVI, e nós aceitávamos submissos o jugo dos portugueses.
     Enfim, voltarei ao Brasil olhando de outro modo para esse povo vizinho, mas tão ignorado. Isso porque eles enxergam o Brasil somente com olhos de admiração e amizade.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse Blog tá bombando hein! Muito mais popular que antes, isso é sinal que todos aqui torcem por vc! É bom ler tudo isso que você tem escrito, eu realmente não conheço absolutamente nda deste país, e a imagem que sempre fica, é a da Imprenssa...que cá entre nós nem sempre é verdadeira! Obrigado por estar aí, e permanecer aqui. Abraço do seu irmão!!

Anônimo disse...

Eita blog bão! Ouvimos dizer que está travando o servidor até...
Sua mãe está esperando alguma mensagem. Mandou dizer que está feliz por ver que vc está aproveitando.
É isso aí! Keep on moving.
Marco

Monize disse...

Ehhhh queria muito poder visitar outros países da américa latina para poder diminuir minha ignorância sobre nossos vizinhos...
Mas depois sei que alguém vai vir cheio de hisórias pra esclarecer todas as nossas dúvidas... hehehehe
Um beijão e fique com Deus menino!

Anônimo disse...

E depois nós reclamamos da ignorância do norte-americanos com relação ao Brasil, apesar de termos os mesmos preconceitos com nossos hermanos...

MAs vai fundo... acho que a melhor coisa de conhecer outro país é se envolver com a cultura dele...

no mais ainda falta a foto do Evo

Unknown disse...

Oi....meu amigo..que bom que está se divertindo..tenho lido todos os dias as suas aventuras, que legal que vc conseguiu ver uma lhama, mas da próxima vez vai ter que tirar uma fotinho pra gente acreditar que elas existem..hehe
Tire muitas fotos..quero ver tudo quando vc voltar...
Estamos com saudades de vc..se cuide e fique com Deus..
Beijos
Val

Anônimo disse...

É isso aí, meu rei!!! hehehe Está conseguindo mudar um pouco minha visão em relação à vizinhança! Espero que tudo continue bem por aí! Aquele abração!!!