28.11.07

Zwkrshjistão, um celeiro de talentos

Esportes
Embora desde o grande Brzètktrjl Pdrtjkïe, bronze olímpico na luta greco-romana em 1964, não haja no país atletas notórios, os zwkrshjistaneses são esportistas entusiastas. Especialmente quando se trata da paixão nacional: o futebol zwkrshjistanês.
     Reza a lenda que o esporte nasceu em 1870, quando W'szjïosk Kltr, posteriormente capitão dos imbatíveis Bárbaros de Z'zträkosk, bateu a cabeça numa partida especialmente disputada de dominó —outra das modalidades mais praticadas pelos desportistas zwkrshjistaneses, ao lado da bocha aquática— e passou a ter delírios de que era Átila, o huno.
     As partidas são jogadas num campo triangular, onde três bolas e uma senhorita são postas em disputa. Enquanto tentam aniquilar-se mutuamente, cada time defende duas das três traves. Na lógica ocidental haveria aí um problema aritmético, mas os zwkrshjistaneses resolvem a questão com muito bom humor e ameaças de morte —freqüentemente cumpridas— à mãe do juiz.
     Já que não há mais nenhum regulamento documentado —o único original do manuscrito de Kltr foi inutilizado devido a um desarranjo intestinal minutos antes da final do memorável campeonato regional de 1957—, as regras são bastante flexíveis. Discuti-las calorosamente leva em torno de 140 dos 158 minutos que dura uma partida, além de causar algumas baixas entre os competidores.

9 comentários:

A Autora disse...

Oi Bruno
saudades!!!!
Você sempre com boas idéias...adoro...seu jeito....gostei de saber mais sobre este "não-lugar"...
beijos
Carol Montone

Tyler Bazz disse...

Puro Fair Play!!!

[que demora, hein... :D]

Alexandre Loiola disse...

já estou até pensando em incluir Zwkrshjistão nas minhas viagens!!!


rsrsrsrs, abração!!

Anônimo disse...

Cara, essa série está cada vez melhor. É, de longe, a melhor coisa que a internet viu nos últimos dias.

Lais Mouriê disse...

Fico me perguntando: qual é a pronúncia de Zwkrshjistão????

Bjos, Bruninho!

Eduardo Vilar disse...

encantador esse país cara :D
estou curioso pra ver que tipo de arte se produz no Zwkr

está muito boa essa série!
abraços

Anônimo disse...

Indicação e meme pra vc no Champ. Tua semana tá cheia...hehehe

Anne disse...

O maior problema desse lugar aí é q ele me faz perder uns 30 minutos tentando pronunciar o desgraçado do nome dele e das coisas que tem nele...ai...

Vou amanhã mesmo ali no FISK ver se aprendo a língua de lá, pq se eu não for pra lá e tomar a vodca de cebola eu não respondo mais por mim...rs

Bjokas, querido

Arthurius Maximus disse...

Mais um banho de criatividade. Como sempre aliás. Esse "país" começa a parecer-se com um certo lugar...