10.1.07

Acepipes e guloseimas

Sempre foi um mistério para mim o apelido do tio Careca. Porque ele tem cabelo, e, olha, não é pouco e nem parece que vai cair tão cedo. Mesmo assim, desde que eu me conheço por gente, ele é o tio Careca. Mas não é essa história dele que eu quero contar.
     O tio Careca é uma figuraça,tem uns amigos mais figuras ainda, ia para Minas de moto carregando minha avó na garupa, e é doente por esporte —assiste desde a Copa do Mundo de Amarelinha até a segunda divisão do Campeonato Azerbaijano de Cuspe à Distância. E, como todo grande figura, claro que ele tem todo um vocabulário próprio. Dá para editar, tranqüilamente, um dicionário de tiocarequês. E os verbetes que eu lembro assim de bate-pronto são "acepipes" e "guloseimas".
     Diz minha avó que o tio Careca come até pedra —do que eu, particularmente, não duvido muito—, mas ele é chegado mesmo nuns acepipes.
     Sempre que sentávamos para assistir algum filme, ou jogo, ou corrida do Ayrton Senna —F1 depois dele perdeu a graça—, ou seja lá o que fosse, ele fazia a mesma coisa. Esfregava a ponta dos dedos, como quem quer definir alguma coisa e não consegue, e pedia:
     — Mas será que não tem aí uns acepipes, umas guloseimas?
     Tudo bem, escrevendo nem parece muito engraçado, admito. Mas quem presenciou a cena —quem sabe eu não consiga um vídeo?, o YouTube está aí para isso—, com a voz e o bico que ele fazia não tinha como evitar a risada. E arranjar logo os acepipes.
     Na definição dele, acepipes são salgados e guloseimas, doces. Acepipes podem ser uns amendoinzinhos —ainda mais se forem aqueles ovinhos—, uns salgadinhos, um queijinho, uma azeitoninha —sim, nome de acepipe é sempre no diminutivo. Já as guloseimas acompanham os acepipes e vão de uns bons chocolates a umas coloridas jujubas, passando por tudo o mais de porcaria que a mente humana já conseguiu inventar.
     Além dos acepipes e das guloseimas, o tio Careca se saía com umas outras de que eu não me esqueço: foi invenção dele brincar de dormir, por exemplo. Por outro lado, foi ele quem me ensinou a ser petista e olha no que deu.
     Enfim, contei tudo isso para explicar o nome do blog.

5 comentários:

Diego disse...

Hehehehhe

Tiozão estiloso esse seu, heim?

Anônimo disse...

sempre que vc falava dele eu achava que ele era careca, até conhecer ele em Sp e ver que o cara tem um cabelão com uma barba estilosa... E quem vê nem dá tudo isto pra ele.... Quanto a ser PT vc culpa ele e eu o seo carlinhos e ficva tudo bem... hehehehehe

Anônimo disse...

um tiozao é esmpre um tiozao...

Monize disse...

Isso pq vc não sabe... tem altas lojas com esses nomes mix por aqui... é uma pior que a outra! e a Mazikelly é o point!

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKK...eu posso rir pq já presenciei muitas dessas! Meu tio Careca é o cara!
Vc tem que mandar este texto para ele!
Abraços!