14.5.10

Zwkrshjistão: uma joia ignorada pelos atlas

capítulo terceiro – geografia

Situado na Ásia central, na região do Paquistão, Quirguistão, Curdistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Cazaquistão, Uzbequistão, Afeganistão etc, o Zwkrshjistão é uma jóia engastada na bela e radioativa cordilheira de Zwkrsh. O país é uma grande depressão envolvida por todos os lados por um emaranhado instransponível de montanhas, penhascos e chaminés de usinas de beneficiamento de urânio.
     A capital, Z'zträkosk, foi planejada por urbanistas para estar exatamente no centro da depressão, trezentos metros abaixo do nível dos paredões da cordilheira. Por essa razão venta muito pouco lá e as temperaturas podem atingir, durante o dia, a casa dos 50 graus Celsius.
     A maior parte da população zwkrshjistanesa vive na capital Z'zträkosk ou no eixo urbano entre as aldeias de Blzÿkrshtjr e Tblïshjkra. Ao norte, no planalto de T´äktrhjt, encontram-se as pequenas fazendas de cebola e criação de mulas. Os tuberculosos em quarentena moram em Zkt. Os outros 37% da população está exilado em campos de concentração estrangeiros cedidos por ditadores amigos.
     Cerca de 95% da vegetação original já foi derrubada para alimentar a outrora fortíssima indústria nacional de palitos de dente. Porém, depois da falência da fábrica, quando da grande epidemia de gengivite aviária que assolou o país em 1999, o governo estuda um projeto pioneiro para reflorestar o país com plantas de plástico.
     Devido à instabilidade das suas fronteiras –por motivos de ética profissional, os cartógrafos só trabalham depois da ingerir duas garrafas de vodka de cebola–, marcadas e remarcadas constantemente, o Zwkrshjistão não aparece em atlas oficiais, mas consta do Guinness book como o "nome de república quase democrática com maior número de consoantes seguidas".

3 comentários:

Nathalia Alvarez disse...

eu diria que é um lugar com uma geografia ótima para se viver!

Lol Magg. disse...

*Blog Perfeito.
Sua visita é super bem vinda:
http://marcadorfluorescente.blogspot.com
(seguindo) =*

Magnum Opus disse...

Para esse clima ameno de 50 graus durante o dia nada melhor que uma vodka de cebola... sabedoria zwkrshjistanesa...