23.6.10

Thanks for playing

... essa frasezinha foi uma das coisas mais frustrantes da minha infância.
     Eram horas e horas dedicadas a um jogo no video game. Naquela época não tinha como salvar o jogo –hoje a coisa já é mais fácil–, então, para despistar minha mãe e economizar energia, eu desligava a tevê e deixava o console ligado, pausado. Naquela tela escura, o herói ficava de tocaia, pronto a retomar, a qualquer instante, nossa missão de salvar o mundo.
     No dia seguinte quando chegava da escola, lá estava eu labutando de novo. Às vezes eram dias e dias.
     Volta e meia, minha mãe ou a diarista passavam pela sala, davam com a luzinha acesa e desligavam o bendito: tudo por água abaixo. Mas eu não desistia. A persistência de um garoto de oito anos é um negócio comovente.
     E lá ia eu. Fase a fase, batalha a batalha, chefão a chefão.
     E então, depois de tanto sofrimento, depois de colocar fita crepe em cima luzinha do on-off para que minha mãe não visse que estava ligado, depois de meia dúzia de lições de casa atrasadas, depois de ganhar um calo no dedão esquerdo, o da direcional, eu conseguia: terminava o jogo.
     Fechava o jogo e, ansioso para ver o que aconteceria com o herói depois de ter resolvido toda aquela confusão, depois de ter botado para fuder, tudo o que eu ganhava era uma porcaria de um "thanks for playing".
     Thanks for playing.
     Legais eram os que tinham um finalzinho, os que inventavam alguma historinha, nem que fosse uma animaçãozinha meia-boca com legendas em inglês que eu não entendia direito. Sei lá, alguma coisa que me fizesse sentir herói por ter libertado o mundo dos alienígenas ou ajudado o Mario a resgatar a princesa. Qualquer coisa, só para me tapear. Se não quisessem inventar um final, que pelo menos tivessem a coragem e a dignidade de desligar a tela, assim sem explicação. Mas "thanks for playing", pelo amor de Deus, não.
     Acontece que eu cresci e volta e meia ainda levo um desses na cabeça. Já nem jogo mais video game, mas o "thanks for playing" dá sempre um jeito de aparecer. Vem camuflado de outros jeitos, vem de óculos e bigode, vem de vestidinho curto, mas não me engana.
     "Thanks for playing" é frustrante.

5 comentários:

Grasi disse...

Tmbém passei por isso... mas não conseguia 'enrolar' a minha mãe... então todo dia tinha que começar de novo :(
Coisa muito chata!

Magnum Opus disse...

I'm not grateful to play a few things...

Leonardo Xavier disse...

Realmente uma das melhores coisas de terminar o jogo era ver a "zerada", esses jogos que tinham a famigerada frase, deixavam aquela sensação de estranha como se algo não tivesse realmente acabado.

ex-amnésico disse...

Thanks for paying...

=/

Marina disse...

O botão de salvar foi a melhor idéia que já tiveram.