8.6.10

Zwkrshjistão: um refúgio de tradições

capítulo décimo – cultura

Numa visita ao país, não se esqueça de visitar o Museu Nacional, em especial a sala Zskl'l Ayhiaqrk, dedicada ao engenhoso construtor de instrumentos de tortura. Caso encontre um mafioso utilizando um dos aparelhos da sala para extorquir dinheiro de um comerciante local, aja com naturalidade e lembre-se de tirar seu chapéu ao cumprimentá-lo –mafiosos zwkrshjistaneses são fortemente apegados aos antigos bons costumes.
     A Biblioteca Nacional Tzawsëj Trçakydf é mantida pela Associação Zwkrshjistanesa de Letras, academia responsável por manter viva e incólume –a custo de pequenos genocídios, se preciso– a literatura do país. O exuberante edifício da BNTT abriga, além de obras menores da literatura ocidental, os manuscritos originais e em torno de trinta mil exemplares do clássico Meditações sobre minha infância, do presidente Trçakydf.
     Madame Trçakydf é conhecida pelo seu apreço à arte, o que costuma custar ao presidente grandes somas de dólares zwkrshjistaneses. O casal presidencial possui uma coleção de arte que inclui um Picasso apócrifo e uma coleção completa de pinturas a dedo das crianças da escola primária Baba Yaga, a na Sibéria. Além disso, ela é a presidente de honra e principal mantenedora do Coro Nacional de Fanhos e da Orquestra Sinfônica Nacional de Xilofones. A primeira-dama recebeu também, há alguns anos, por aclamação popular e indicação expressa do presidente Trçakydf, o cargo de Ministra da Cultura, Moda e Saraus de Poesia Neoarcaica Zwkrshjistanesa.
     A polka é o ritmo que embala as noites zwkrshjistanesas, em especial nas tabernas de Z'zträkosk, onde as garçonetes costumam dançar carregando nos ombros dois ou três fregueses de sua simpatia. Ainda falando sobre música, corre à boca pequena que Eduard Khil, o Trololó Man, entrou com pedido de cidadania zwkrshjistanesa, e em breve juntar-se-á ao panteão de artistas da fascinante cultura dessa riquíssima nação.

2 comentários:

Marina disse...

Você é um correspondente de viagem muito melhor que o Zeca Camargo.

Alexandre Olsemann disse...

Falando em biblioteca, imagine as normas da ABNT deles! E por falar em personagem popular, creio que Oil Man certamente quererá morar e naturalizar-se zwkrshjistanês. É a cara dele.